5 curiosidades sobre Diamantes!

5 curiosidades sobre Diamantes!

Hoje o assunto é sobre os queridinhos das joias: os Diamantes!

Extraídos principalmente da África do Sul, da Rússia e da Austrália, essa é a única pedra composta por um único elemento: o carbono. 

Além de representar personalidade e delicadeza, o diamante é sempre uma joia única – você sabia?

Confira as principais curiosidades sobre essa pedra preciosa:

 

Diamantes são quase tão antigos quanto a Terra

A maioria dos diamantes encontrados na natureza tem entre 1 a 3 bilhões de anos – o que faz com que eles sejam quase tão antigos quanto o nosso planeta!

 

Não existem dois diamantes iguais

É isso mesmo: cada diamante natural tem um visual muito diferente um do outro. Cada um possui cores e formas diferentes, caracterizadas pelo momento da sua diferente formação na terra. Por isso, dizemos que cada diamante é único.

 

Símbolo de força e proteção

Os antigos romanos e gregos acreditavam que os diamantes eram lágrimas de deuses, ou estilhaços de estrelas que caíam na Terra.

Algumas culturas antigas também acreditavam que os diamantes traziam força e coragem à quem os utilizava durante a batalha. Os romanos, entretanto, herdaram a crença da mitologia indiana de que os diamantes tinham o poder de afastar o mal quando usados como talismãs!

 

Diamantes podem ter diversas cores

Dependendo apenas dos minerais que estão presentes à medida que são formados, os diamantes podem se desenvolver em diversas cores!

Geralmente, a sua cor vai de um amarelo pálido ao incolor, mas ele também pode ser marrom, azul, verde, laranja, vermelho, rosa ou preto.

 

Os 4 “C’s” dos diamantes

Para se avaliar um diamante, quatro itens são levados em consideração: cor, pureza, lapidação e peso (em inglês, respectivamente, color, clarity, cut, carat – quilate). 

Para definir o valor de cada pedra, existem graduações e escalas de padrões internacionais para esses quatro itens! 

 

 

Também é apaixonada por Diamantes?

Confira a nossa seleção especial de joias com diamantes clicando aqui!

 

 

Com amor, 

Viviany Amorim.